Você precisa saber o que é declaração de conteudo?

Algo que nem todo mundo sabe é o que é declaração de conteudo, mesmo as pessoas que deveriam ter esse conhecimento, como os Microempreendedores Individuais (MEI).

Contudo, não são apenas esses empreendedores que precisam ter conhecimento sobre o que é declaração de conteudo: na realidade, toda empresa pode precisar recorrer à declaração de conteudo dos correios em algumas situações.

o que é declaração de conteudo

Contudo, não dá para fazer isso sem entender, de fato, o que é declaração de conteudo e quando esse tipo de documento é obrigatório.

Portanto, se você um MEI, se tem uma empresa de outra modalidade ou até se é um consumidor que pretende devolver alguma mercadoria, venha entender agora o que é declaração de conteudo!

Do que se trata?

Para começar a explicar o que é declaração de conteudo, é importante dizer que se trata de um documento cuja finalidade é deixar claro aos Correios quais são os itens que estão no pacote, inclusive a sua marca e algumas características.

No entanto, mais do que saber o que é declaração de conteudo, deve-se ter em mente que existe uma circunstância específica na qual se faz esse documento: quando não é preciso emitir uma nota fiscal, nem a eletrônica.

É claro que muitas pessoas nem conseguem imaginar uma situação na qual emitir a nota fiscal não seja necessário, mas existe: se um cliente está só devolvendo um produto do qual não gostou, por exemplo.

Dessa maneira, se é uma transação na qual se deve mandar nota fiscal, então não é preciso mandar a declaração de conteúdo.

E por que o microempreendedor individual precisa saber o que é declaração de conteudo?

O motivo pelo qual esse tipo de empreendedor precisa conhecer esse documento é que ele pode substituir tranquilamente a nota fiscal em seus atendimentos, desde que se trate de uma pessoa física como cliente.

Assim, se o MEI presta serviços para outra empresa, ele é obrigado a oferecer nota fiscal. Por outro lado, se ele está comercializando para pessoas físicas, ele é dispensado de emitir esse documento e pode substitui-lo pela declaração de conteúdo.

Como se consegue uma declaração desse tipo?

Depois que se descobre o que é declaração de conteudo, é importante entender onde ela pode ser conseguida e o site dos Correios é o melhor lugar para isso.

Inclusive, não há nenhum custo para que se emita essa declaração e é possível imprimir quantas unidades se desejar.

Sendo assim, é claro que os MEI e as empresas que podem receber devoluções precisam ter certo estoque dessa declaração, sendo possível imprimir e não havendo necessidade de um papel especial.

Fixar essa declaração da forma correta na embalagem é fundamental

Algumas pessoas acabam se restringindo a saber o que é declaração de conteudo, mas a verdade é que também se deve aprender como esse documento tem de ser fixado na parte externa da embalagem.

Aliás, nem todos acham que isso é preciso, já que os documentos costumam estar dentro das embalagens. Nesse caso, porém, qualquer um que está acostumado a comprar em e-commerce entende bem como é que as notas fiscais vêm, do lado de fora, dentro de um plástico.

A mesma coisa deve ser feita com a declaração de conteúdo: um plástico transparente deve ser usado para que a declaração fique protegida e para que ela seja visível facilmente por quem manusear o pacote.

Se for preciso dobrar essa declaração de conteúdo, é importante que isso seja feito em três partes, de maneira que as tabelas com as principais informações sobre os itens dentro da embalagem estejam disponíveis para leitura.

Se você aprendeu agora o que é declaração de conteudo e quer se aprofundar, venha acessar já nosso https://question2answer-farsi.com!