Como abrir uma empresa e escolher entre seus possíveis tipos diferentes

A procura por começar seu próprio negócio e dar o pontapé inicial na ideia de trilhar seus próprios caminhos no mercado de trabalho é algo que vem tendo um grande crescimento nos últimos tempos.

Na esperança de melhorar seus padrões de vida, arriscar no mundo dos negócios e buscar o sucesso com seus próprios investimentos, cada vez mais pessoas estão largando antigos trabalhos e modos de ver a vida para se tornarem empreendedores.

Ocorre que, quando o assunto é Como abrir uma empresa , existem vários caminhos a serem seguidos, a depender do tipo de empresa que se procura abrir, da atividade que se pretende explorar e da estrutura que se busca atribuir ao respectivo negócio.

Se você pretende abrir uma empresa individual, os procedimentos são uns. Se a ideia é criar uma empresa com sócios, mas de menor porte, as possibilidades já são outras. O mesmo vale para quando a intenção é como abrir uma empresa de médio ou grande porte.

Por isso, é importante que se tenha bem em mente qual o tipo de empresa será escolhido para o seu negócio, devendo ser procurado o melhor modelo possível de acordo com a situação e a projeção de funcionamento do seu empreendimento.

Em razão disso, separamos nesse texto as principais possibilidades relacionadas aos tipos de empresa e os motivos pelos quais cada uma delas pode ou deve ser escolhida para que o seu projeto de negócio venha a se concretizar da melhor maneira possível.

Principais tipos possíveis de empresa

Entre as possibilidades relacionadas aos tipos de empresa a ser criada, existem três principais: o MEI (Microempreendedor Individual), a ME (Microempresa) e a EPP (Empresa de Pequeno Porte).

O Microempreendedor Individual diz respeito a um programa do Governo Federal criado para poder regularizar os trabalhadores que laboram por sua própria conta, permitindo a eles a criação de um CNPJ e consequentemente seu devido registro, mesmo trabalhando sem sócios.

A Microempresa, por sua vez, é uma possibilidade de criar uma empresa com uma estrutura modesta e um pequeno quadro de funcionários, assim como com a previsão de um pequeno faturamento anual, o qual não pode ultrapassar o valor de 360 mil reais.

Já a Empresa de Pequeno Porte é uma modalidade que prevê um faturamento um pouco acima daquele previsto para a Microempresa, devendo estar entre 360 mil reais e 4,8 milhões de reais por ano.

Como escolher entre os diferentes tipos de empresa

Conforme já dito, cada um desses tipos possui seus respectivos benefícios e motivos para serem escolhidos, de acordo com a estrutura e atividade de cada empresa.

A opção do Microempreendedor Individual é adequada para quem não possui profissão regulamentada e quer regularizar para obter vantagens como desnecessidade de emitir nota fiscal e possibilidade de contribuir para o INSS.

Já a Microempresa é adequada para quem pensa em ter sócios e em tocar um negócio de pequena estrutura com facilidades burocráticas. Por fim, a EPP é a escolha certa para quem espera um faturamento um pouco maior do que o de uma ME.

Basta analisar sua situação e conferir qual a melhor opção para sua realidade.

Não deixe de ler mais artigos como esse no nosso blog!