Clinica de reabilitação para dependente químico

A dependência química em álcool ou drogas apresenta muitas características, que distinguem de outros transtornos que são mentais, por demandar um programa que é específico ou direcionado especificamente para o tratamento que é desses pacientes e abrangendo algumas particularidades. O objetivo é o de proporcionar um bom atendimento para a recuperação deles.

clinica de reabilitação

 

O que pode abranger a sua família também, com uma metodologia de trabalho que é completa, numa clinica para dependentes químicos. Há o oferecimento de soluções num processo que é de reabilitação, dos dependentes que são químicos ou de drogas, com diversos métodos terapêuticos, mas sempre com soluções diferenciadas e com qualidade superior.

As finalidades numa clinica de recuperação para dependentes químicos

Há alguns objetivos ou finalidades, que podem ser um destaque em um modelo que é o de tratamento. Alguns deles são: a reversão de um quadro que é de abstinência, a recuperação de um quadro que é clínico geral, o restabelecimento das rotinas da vida e de todos o

 

s vínculos que são familiares, com a criação que é a de estratégias para a prevenção de recaídas e a uma adesão ao tratamento.

Num modelo de tratamento, há de se ter um trabalho com uma internação que pode ser voluntaria ou involuntária, com uma boa proposta de internação, que pode ser em um curto prazo, com suporte psiquiátrico, com um tratamento medicamentoso, suporte psicológico para a estabilização do quadro de desintoxicação e com um acolhimento que é emocional também para os familiares.

 

As fases numa clinica de reabilitação para dependentes químicos

Podemos dizer que numa clinica de recuperação para dependentes químicos, há algumas fases, que são referentes ao tratamento de dependência química. Num processo terapêutico eles são: a desintoxicação, que é a primeira fase desse tratamento e que consistem em uma estabilização no quadro que é o fisiológico ou emocional, acolhendo o paciente, para lhe dar todo um auxílio.

 

A segunda fase é a de uma motivação que será iniciada quando os efeitos fisiológicos e emocionais, que tendem a ser agudos e produzidos por uma abstinência pelo uso das substâncias e para que sejam construídas, em parceria com o paciente, com total apoio, para que a pessoa possa lidar com toda essa dependência.

A fase que é a de reabilitação, que é quando o paciente apresentar sinais que são de adesão ao tratamento, para que se tenha a possibilidade de trabalhar numa mudança de foco, pela construção de uma rede que será de apoio. A fase de manutenção que tem um foco num trabalho que é terapêutico, com a criação de estratégias que são para a prevenção de recaídas e

 

 todas as suas consequências.

A definição de dependência química numa clinica de dependentes químicos

A dependência química é definida como um conjunto que é de fenômenos que são comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que podem ser desenvolvidos após o uso repetitivo de uma determinada substância, o que pode dar um forte desejo ou uma compulsão para o consumo dessa substância, com dificuldades para controle do comportamento da pessoa e de consumo.

Saiba mais em nosso blog