Você sabe o que é considerado um bebê prematuro?

É aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação por causa do parto prematuro.Representa um 8 % até 12 % de todos os nascimentos. Têm dificuldades para se ajustar ao ambiente extra-uterino devido à sua imaturidade e baixo peso. É importante saber que o bebê experimenta seu maior crescimento nos últimas 8 semanas de gravidez. Quando menor e mais imaturo, maior o risco de doenças do bebê. A visão respiratório, nervoso, digestivo, renal, imunológico e pode ser comprometida.

aparência física de bebês prematuros é característico. Eles têm uma cabeça grande, desproporcional para as extremidades, sua pele é muito fina e brilhante que transmite as veias e artérias superficiais, a massa muscular é ruim, com as palmas das mãos e solas dos pés vermelhos e com algumas linhas. Os órgãos genitais nos meninos são os testículos subdesenvolvidos ainda não descem para o escroto e meninas, dos grandes lábios maiores não cobrem aos menores.

Os cuidados pós-natal não podem ser feitos em casa, porque eles precisam de cuidados especializados prestados por pessoal treinado e vive tem um berço especial chamado incubadora que o mantem com o calor necessário.

alimento ideal é o leite materno, o bebê está pronto para fornecer nutrientes e anticorpos que ainda não é possível gerar. Mais importante do que o ganho de peso é o de avaliar o tônus muscular, estado de alerta e resposta a diferentes estímulos. Eles têm seu próprio ritmo de adaptação.

Quando o bebê consegue respirar sem ajuda e atingir um peso saudável, não precisa do calor da incubadora, pode ser alimentado por sucção e não há outros problemas, será capaz de dar alta.

Em casa você tem que ter mais higiene, evitar mudanças bruscas de temperatura, para monitorar alimentos e peso e também evitar o contato com muitas pessoas que podem transportar germes que afetam o bebê.

Gostou? Leia mais artigos em nosso blog.